A NanoIn temos como objetivo entregar a sociedade embalagens inovadoras, que não agridam ao meio ambiente e que seja uma solução para as atuais embalagens disponíveis no mercado.

Acreditamos que além de disponibilizar soluções, devemos conscientizar a população para que ela entenda, aprenda e aplique no seu dia a dia soluções sustentáveis. Por isso decidimos que nesse blog vamos estar postando semanalmente informações básicas, porém relevantes para que as pessoas entendam conceitos básicos sobre reciclagem, materiais biodegradáveis, soluções para diminuir o plástico no seu dia a dia e etc.

Quando vamos em um mercado e compramos um produto que possui uma embalagem plástica, este vem com um símbolo de setas que formam um triangulo e que contém um número dentro. Esse é conhecido como o símbolo que indica o tipo de plástico reciclável que ele é. Nem todo plástico é igual, ele pode ter diversas origens e propriedades e isso faz com que eles sejam reciclados de formas diferentes. Por isso a divisão. Aqui seguem os 6 principais tipos de plásticos e onde você os consome no seu dia a dia.

Polietileno tereftalato (PET) 

Esse é o plástico que forma as garrafas de água e refrigerantes. É o plástico que forma embalagens mais reciclado de todos, sua reciclagem é economicamente sustentável.

Polietileno de alta densidade (PEAD)

É comumente utilizado em embalagens mais rígidas, como as de produtos de limpeza e tampas de garrafas. É um dos principais materiais recicláveis.

Policloreto de vinila (PVC)

É o plástico da que usam pra embalar a bandeja de isopor quando você compra queijo ou frios. Ele também é usado pra fazer aqueles saquinhos zip lock e até tubulação de água e elétrica. O PVC é um dos plásticos mais versáteis é impermeável, altamente resistente a temperatura e a forças aplicadas a ele.

Os materiais de PVC podem ser reciclados, porém, se estiverem misturados com algum outro tipo de plástico sua reciclagem é dificultada. Assim este está entre os matérias que menos são reciclados.

Polietileno de Baixa Densidade (PEBD)

É o material usado para fazer as famosas sacolinhas de supermercado. Além disso é usado para fazer embalagens de alguns alimentos e sacolas de lixo. Diferentemente dos outros materiais, esse plástico pode ter origem de fontes vegetais, além de fontes vindas do petróleo.

Polipropileno (PP)

É o plástico utilizado para fazer as embalagens metalizadas de salgadinhos e as embalagens plásticas transparentes. Quando  o PP é usado para fazer as embalagens de salgadinho, revestidas com metal, por dentro, ele é chamado de BOPP, o qual é de difícil reciclagem

Poliestireno (PS)

PS é o isopor. É usado como embalagem de alimentos, aqueles que você pede pra viagem, por exemplo. É um material muito leve, serve como isolante térmico e também absorve umidade com facilidade. Esse material, para ser reciclado é fácil. Uma reação química simples consegue desfazer placas gigantes de isopor. Contudo, esse material, por ser extremamente leve, é necessário que se acumule grandes quantidades para que, no momento da venda para a reciclagem, ele possua um valor relevante, de forma que todo o processo seja compensado economicamente.

Mesmo tendo o símbolo de reciclagem, apenas os plásticos de número 1, 2 e 5 são de fato reciclados com eficiência. Todos os outros apresentam problemas, principalmente, por não serem processados sozinhos, ou seja, possuem outro tipo de plástico em sua mistura. Isso dificulta muito a reciclagem desses materiais.

Todos esses plásticos formam embalagens que, se não forem descartadas corretamente, podem ir parar nos oceanos causando poluição da água e matando animais marinhos. Além disso, já existem estudos que encontraram microplásticos na água engarrafada que compramos no mercado e também na que sai da torneira de nossas casas. É uma situação preocupante e a ONU estuda os efeitos desses plásticos na saúde humana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *