Polímeros são macromoléculas originadas a partir da união de várias unidades de moléculas menores, chamadas de monômeros. Os monômeros se unem por meio de ligações covalentes em uma reação química conhecida como polimerização. Os polímeros podem ser classificados em diferentes tipos, tal como: Origem, Fusibilidade, Forma, Comportamento Mecânico, entre outros.
Em relação as origens dos polímeros, há dois tipos de diferenciações, os polímeros naturais e os polímeros sintéticos. Os polímeros sintéticos ou artificiais são produzidos em laboratório, em geral, de produtos derivados do petróleo. São exemplos de polímeros sintéticos: polimetacrilato de metila (acrílico), poliestireno, policloreto de vinila (PVC), polietileno e polipropileno. Estes estão mais presentes no nosso dia-a-dia devido a facilidade de transformar os polímeros em produtos, como sacola plástica, para-choque de automóveis.
Já os polímeros naturais, comumente chamados de biopolímeros, são aqueles encontrados na natureza, ou seja, que não são sintetizados pelo homem através de processos de transformação. Talvez o polímero natural mais conhecido seja o látex ou Borracha natural, obtida da seiva da seringueira. Há outros polímeros naturais como a Celulose, Quitina, Amido, Agarose etc.
Alguns biopolímeros apresentam grande potencial para substituição, em determinadas aplicações, de polímeros provenientes de fontes fósseis, porém os biopolímeros possuem algumas limitações técnicas que tornam difícil sua processabilidade e seu uso como produto final.
A NanoIn vem buscando soluções para essas limitações técnicas permitindo que nosso produto Aequor, formado por polimeros naturais e 100% biodegradáveis seja viável tecnicamente e comercialmente.